Secretários – Seplag

Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento/Coordenador Geral do OFB

Flávio Ataliba

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado no CAEN/UFC e FGV/RJ; Doutor em Economia pela FGV/RJ, Pesquisador Visitante na University of Pennsylvania/EUA; Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Harvard/EUA e Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. É Professor Titular do Departamento de Economia Aplicada da UFC.

Atualmente é Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Anteriormente ocupou o cargo de Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Foi Coordenador do CAEN e fundador do Laboratório de Estudos da Pobreza – LEP da UFC.

Secretário Executivo de Gestão

Flávio Jucá

Flávio Jucá é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com extensão em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Possui especialização em Gerência de Marketing pela UECE/IEPRO. Foi empregado de carreira da Caixa Econômica Federal de 1982 até 2018, onde entre os vários cargos exercidos, foi Gerente de Sustentação de Negócios de Governo.

Cedido ao Governo do Estado do Ceará, exerceu de 2011 a 2014 o cargo de Coordenador de Habitação da Secretaria das Cidades,  foi assessor Especial no Gabinete do Governador e de 2015 a 2018 exerceu no Cargo de Secretário de Estado da Controladoria e Ouvidoria Geral, em 2019 assumiu o Cargo de Secretário Executivo de Gestão da SEPLAG.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

Ronaldo Borges

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFC e cursando especialização em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É o atual Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Anteriormente foi assessor técnico e de planejamento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretário Executivo e Coordenador Administrativo-Financeiro na Secretaria das Cidades e Secretário Executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Atuou na política profissional como conselheiro do CREA-CE e diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE). Foi consultor do SEBRAE na área de Gestão da Qualidade e Arranjos Produtivos Locais. Trabalhou também na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos-econômicos-financeiros junto ao Banco do Nordeste. Foi Perito do Juízo na 5ª Vara da Justiça Federal atuando em processos de desapropriação de imóveis rurais.

Está no serviço público desde 2012, quando ingressou na carreira de Fiscal Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará.

Participantes do Governo

 

João Mário Santos de França

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, é Mestre em Economia pelo Curso de Pós-Graduação em Economia – CAEN/UFC. Possui doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV – RJ), e é professor associado do Departamento de Economia Aplicada da UFC e do CAEN/UFC. Atualmente é Diretor Geral do Instituto de Pesquisas do Estado do Ceará

Adriano Sarquis Bezerra de Menezes

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi Visiting Student do Massachusetts Institute of Technology-MIT. Atualmente é Diretor de Estudos Econômicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará-IPECE e professor titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Finanças Públicas, Economia Empresarial e Organização Industrial.

Ricardo Antônio de Castro Pereira

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando, principalmente, na avaliação de políticas públicas.

Marilia Rodrigues Firmiano

Possui graduação, com certificação Magna Cum Laude,em Finanças pela Universidade Federal do Ceará (2015). Mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é ocupa o Cargo de Diretora de Gestão Pública do Instituto de Pesquisas do Ceará e a Coordenação do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas

Alexsandre Lira Cavalcante

Possui graduação em Ciências Econômicas (1999) e Ciências Contábeis (2008), ambos pela Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado (FEAACS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Economia (2002) e Doutorado em Economia (2015), ambos pelo Centro de Pós-graduação em Economia (CAEN/UFC). Pertence ao quadro de funcionários dos Analistas de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), tomando posse via admissão em concurso público desde 2006. Foi professor substituto do Departamento de Teoria Econômica (DTE) da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 2002 e 2004, Faculdade Evolutivo (FACE) no Período de 2004 a 2011, Faculdade Lourenço Filho (FLF) no período de 2011 a 2014 e atualmente é professor dos Cursos de Contabilidade e Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará. Na atividade do ensino tem experiência nas áreas de Economia (Micro e Macro), Comércio Exterior, Mercado de Trabalho, Métodos Quantitativos, Estatística, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Análise das Demonstrações Financeiras, Gestão Financeira e Planejamento Financeiro e Orçamentário.

Ana Cristina Lima Maia

Formada em Ciências Econômicas (2006), pela Universidade Federal do Ceará. Possui Especialização em Desenvolvimento Econômico (2007), pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Economia Rural (2014), pela Universidade Federal do Ceará. Trabalha durante 12 (doze) anos no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), junto a Diretoria de Estudos Econômicos. Atualmente atua na área das Contas Regionais, fazendo parte da equipe do PIB do Ceará, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde desenvolve análises e críticas dos dados utilizados no cálculo do PIB regional e municipal. Responsável pelo PIB trimestral do setor Agropecuário do Ceará. Atuou também na área do Comercio Exterior e Inflação, com elaboração e análise de indicadores. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Comércio Exterior, Inflação, Contas Regionais e Economia Regional

José Freire Júnior

Doutorado em Economia CAEN/UFC e Mestrado em Economia Rural / UFC. Linha de pesquisa e área de atuação: Comércio Exterior, Gestão por Resultados e Políticas Públicas.

Nicolino Trompiere Neto

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE e professor do curso de Economia da UNIFOR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas, Econometria Aplicada e Finanças Públicas.

Paulo Araújo Pontes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do Ceará, política industrial, desenvolvimento regional, estatística e indicadores sociais.

Vitor Hugo Miro Couto Silva

Doutor em Economia pelo CAEN/UFC. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia Agrícola da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC), coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN) e pesquisador do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP/IPECE). Seus trabalhos se concentram nas áreas de microeconomia e econometria aplicadas, principalmente em temas de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho.

Zilânia Mariano

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, Educação e desenvolvimento regional.

Carlos Alberto Manso

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Banco de Dados e Sistemas Integrados. Atua como Pesquisador, na modalidade de Inovação Tecnológica, junto à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), como Coordenador do Projeto “Avaliando a Importância do Setor Público no Desempenho das Empresas Exportadoras Cearenses”. Possui diversos trabalhos na área de crescimento econômico, em temas relacionados à pobreza, desigualdade, educação, organização industrial e mercado de trabalho.

Guaracyane Campelo

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza, crescimento econômico, capital humano, economia da saúde, métodos quantitativos e avaliação de políticas. Atualmente é Professora Adjunto CIII dos cursos de Ciências Econômicas e de Finanças da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral e pesquisadora do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP)/IPECE.

Patricio Vergara

Sociólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Autônoma de Madrid. Pesquisador visitante da FUNCAP no IPECE e Colaborador do Observatório do Federalismo Brasileiro. Foi membro da Comissão Assessora Presidencial sobre Descentralização e Desenvolvimento Regional no Chile.

Paulo Barata

Bacharel em Ciências Econômicas e em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Pesquisador-Bolsista da FUNCAP no IPECE. Áreas de pesquisa acadêmica: Relações Internacionais, Economia Internacional e Comércio Exterior.

Felipe Bastos

Possui Doutorado em Economia pela UFC (2018). Concluiu, em 2014, o Curso Avançado de Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais promovido pela Fundação Itaú Social. Atualmente é professor dos cursos de Economia e Finanças da UFC – Campus Avançado Sobral e pesquisador do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).

Paulo Araújo Pontes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do Ceará, política industrial, desenvolvimento regional, estatística e indicadores sociais.

Jimmy Lima de Oliveira

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará, com graduação e mestrado em economia pela mesma universidade. Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos e Avaliação de Políticas Públicas.

Victor Hugo de Oliveira Silva

PhD em Economia pela Universidade de Alicante, Espanha. Atualmente vinculado ao Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará . Interesse nos temas relacionados ao desenvolvimento econômico, saúde populacional, economia dos desastres naturais e avaliação de impacto de programas e políticas públicas. Também pesquisador colaborador do Laboratório de Econometria e Otimização (LECO) da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Thaisa Bargadnam

Natália Cecília de França

Celina Oliveira

Witalo de Lima Paiva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em economia pelo CAEN/UFC. É analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, Economia Regional e Urbana e Métodos Quantitativos em Economia.

Rogério Barbosa Soares

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC), Mestre em Economia Rural (UFC), Doutorando em Recurso Hídricos (UFC). Atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística, estudos econômicos, gestão financeira e contábil, comércio exterior, cadeia produtiva, agronegócio, desenvolvimento sustentável, contas regionais, sistema de informação geográfica, manejo de bacias hidrográficas, planejamento e gestão de recursos hídricos e contabilidade ambiental, economia dos recursos hídricos, convivência com a seca no Semiárido.

Luciana de Oliveira Rodrigues

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2017). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos temas sobre desenvolvimento econômico, educação e políticas públicas.

Raquel da Silva Sales

Mestrado em Economia do Setor Público CAEN/UFC e Graduação em Economia – UNIFOR. Linha de pesquisa e área de atuação: Gestão Pública, Políticas Públicas e Economia do Setor Público.

Aprígio Botelho Lócio

Mestre em Negócios Internacionais pela UNIFOR e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFC. Professor de graduação (desde 1997) para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Tecnólogo em Informática, Sistema de informação e Turismo e pós-graduação MBA,  Administração e Marketing (2006).Assessor Técnico da Diretoria de Estudos de Gestão Pública do IPECE.

Equipe OFB

Fabricio Carneiro Linhares

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Economia – University of New Hampshire (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Econométricos, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico, finanças públicas e comércio e finanças internacionais.

Sergio Aquino

Possui título de PhD em Economia – Pennsylvania State University (2004). Sua pesquisa se concentra na área de Organização Industrial, especificamente em métodos empíricos estruturais com aplicações à análise de demanda, medição de poder de mercado e análise de fusões. Publica em revistas nacionais e internacionais. Realizou recentemente pós-doutorado na Northwestern University. É professor do CAEN (Curso de Pós-Graduação em Economia) e do Departamento de Teoria Econômica (DTE) da Universidade Federal do Ceará. Foi o primeiro Economista-Chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Emerson Marinho

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará(1975), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas(1980) e doutorado em Economia pelo Fundação Getúlio Vargas(1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Setor Competitivo, Setor Oligopolizado, Equilíbrio de Nash.

Christiano Penna

Holds degrees in Economics from Federal University of Fluminense (2004), master’s and PhD in economics from the Federal University of Ceará (2007, 2011). In 2014 he visit the Graduate School of Economics at Getulio Vargas Foundation (EPGE / FGV) as a post-doctoral internship. Currently he is Professor at the Federal University of Ceará and Senior Researcher at the Northeast Economists Improvement Center (CAEN / UFC), and at the Master´s Course in Rural Economics (MAER / UFC). He has experience in economics, with emphasis on Quantitative Methods in Economics, acting mainly on the topics of Economic Growth and Development.

 

Tereza Maria de Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1992), especialização em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra, Portugal, Mestrado em Negócios Internacionais – Southern New Hampshire University, EUA (2002), Doutorado em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra, Portugal (2014) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (2017-2018). Tem experiência em Economia e Administração com ênfase nas áreas de Negociação e Marketing Internacional, Desenho de Plano de Negócios e Gestão de Empresas. Foi Coordenadora do Curso de Administração e Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade Lourenço Filho. Foi Diretora de Estudos e Pesquisas do IDECI da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. É avaliadora do Conselho Estadual de Educação do Ceará e Pesquisadora da FUNCAP-Ceará.

Francisco Gildemir Ferreira da Silva

Professor Adjunto do Curso de Finanças da FEAAC/UFC. Tem experiência em regulação do setor de transporte e exerceu a função de Especialista em Regulação de Transportes na Agência Nacional de Transportes Terrestres acompanhando estudos de viabilidade de projetos. Pesquisa nas áreas de Regulação Econômica desde 2005, com aplicação em indústrias de rede: transportes, saneamento, energia e telecomunicações. Focaliza seus estudos teóricos e empíricos em Indústrias de Rede.

José Weligton Félix Gomes

Professor dos Cursos de Ciências Econômicas e Finanças na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Pesquisador do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN). Doutor em Economia pelo Curso de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN). Mestre em Economia pelo Curso de Pós Graduação em Economia – UFC/CAEN, 2012. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2009). Tem experiência na área de Economia com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Métodos Quantitativos e Econometria.

Deusimar Lira Cavalcante

Bacharel em Ciências Econômicas em 2004 e Bacharel em Ciências Contábeis em 2014 ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No ano de 2009, conclui o Curso de Especialização em Controladoria pela UFC e no ano de 2013, o Curso de Especialização em Logística Empresarial pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC). No ano de 2019, finalizei o curso de Mestrado em Economia Rural (MAER/UFC). Possuo como principais linhas de pesquisa: Comércio Exterior; Finanças Públicas; Análise de Gestão de Risco e Controle Interno; Econometria Espacial e Economia Rural.

Arnaldo Santos

Laercia Gretha

Priscila Silva Rodrigues

Doutoranda em Economia pelo Curso de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN). Mestre em Economia pelo Curso de Pós Graduação em Economia – UFC/CAEN, 2017. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, 2013. Possui experiência de pesquisa na área de Economia com ênfase em Economia do Trabalho, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Aplicada, Avaliação de Politicas e Econometria.

Rafael B. Barbosa

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Columbia University. Atualmente é Professor de economia da UFC, pesquisador do Centro de Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) do IPECE e membro do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB). Trabalha nas áreas de macroeconomia, economia da educação e ciências de dados aplicadas a economia.

Pedro Rafael Lopes Fernandes

Economista e mestre em economia pelo CAEN/UFC, professor afiliado a Fundação Itaú Social, Pesquisador associado a Funcap  e é consultor associado ao Centro Interamericano de Administraciones Tributárias – CIAT.

Cristiano Silva

Petrus Yuri

Mestrando em Economia pelo Curso de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN). Possui graduação em Ciências Econômicas pelas Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em pesquisa na área de Economia com ênfase em Métodos Computacionais Aplicados à Economia, Crescimento e Desenvolvimento Econômico e Economia Aplicada.

David Aguiar

Comitê Gestor

Coordenadora Executiva do Observatório

Myrtis Arrais de Souza

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1981), graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (1998), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Planificación Territorial y Desarrollo Regional – Universidade de Barcelona (2003), PHD em Integración y Desarrollo Económico – Universidade Autónoma de Madri – UAM (2014), título de doutora reconhecido pela Universidade Federal do Ceará-UFC, em dezembro de 2016. Possui diversas publicações de artigos e livros nacional e internacionais nos temas que trabalha (economia e turismo).

Isadora G. C. Osterno

Mestrado Acadêmico em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN/UFC), 2018. Graduação em Economia com distinção Magna Cum Laude pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. Bolsista do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB-Seplag/CE). Sua pesquisa dedica-se a assuntos relacionados à Macroeconomia, Setor Público e Métodos Quantitativos.

Franklin de Sousa Torres

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós graduando em Ciência de Dados pelo Centro Universitário 7 de Setembro. Graduado em Estatística pela UFC. Atualmente consultor e membro do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB). Trabalha nas áreas de estatística, métodos quantitativos, ciência de dados, big data, análise criminal, indicadores e pesquisa.

Natália Carneiro

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza(2019). Atualmente é Pesquisadora vinculada a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Katarina Marques Frota Timbó

Pós graduanda em Direito Imobiliário pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Aprovada no exame nacional da OAB. Atualmente analista administrativo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará. Anteriormente analista de processo no 1° Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza no período de 2011 a 2019.